A TUA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES ESTÁ A MEXER. E TU, AINDA ESTÁS PARADO!!??
Candidatura a Presidente do Conselho Pedagógico
da Faculdade de Ciências Médicas
Estando anunciadas as eleições para a Presidência do Conselho Pedagógico da Faculdade, venho manifestar publicamente a decisão de me candidatar a este cargo, e contribuir para a realização de um conjunto de tarefas que julgo essenciais nos próximos 3 anos.
São quatro as principais razões que me levam a candidatar à Presidência do Conselho Pedagógico:
Compete agora às Faculdades e as seus Órgãos implementar as conclusões e recomendações. Parte significativa desta tarefa estará a cargo do Conselho Pedagógico (obviamente em articulação com os restantes Órgãos), promovendo o ajustamento dos “curricula” e a introdução de objectivos e gestos ou procedimentos.
Assim é necessário proceder, por um lado, à avaliação do sucesso destas modificações (o que pessoalmente me parece indiscutível, mas é indispensável demonstrar), e por outro lado, procurar melhorá-las (aumentando por exemplo a formação prática em áreas como a reanimação/ suporte de vida e a prescrição terapêutica nas diferentes situações clínicas).
É necessário ainda estender a mudança ao Ciclo Básico e Pré Clínico, de forma a que o Aluno a partir do 4º ano se dedique exclusivamente à formação prática em regime de “rotações clínicas”, sendo preparado para assumir novas responsabilidades no 6º ano.
Este último ano não deverá ser entendido como destinado a “aprender”, mas antes a executar o que anteriormente foi aprendido.
Irá caber ao Conselho Pedagógico preparar esta evolução, e ajudar a colocar a nossa Faculdade no trajecto Internacional.
Estas razões representam desafios essenciais para todos nós, Alunos e Docentes, mas que estou certo seremos capazes, em conjunto, de ultrapassar.
Irá competir-me, se for eleito, manter a dinâmica necessária à resolução dos desafios acima indicados, em articulação com todos, pertençam ou não ao Conselho Pedagógico, e particularmente com os diversos Órgãos da Faculdade e com a Associação de Estudantes.
Lisboa, 21 de Setembro de 2005
Fernando Nolasco
Programa proposto para o Conselho Pedagógico:
As competências do Conselho Pedagógico são vastas, competindo-lhe coordenar e organizar a vertente pedagógica do Ensino. Compete ainda a este Conselho avaliar o sucesso ou insucesso do Ensino realizado, e propor as modificações daí decorrentes.
No entanto, para além destas acções, existe um conjunto de medidas concretas que considero de introdução imprescindível:
1. No campo da Organização Pedagógica:
1.1. Melhorar o acesso à Informação
1.2. Melhorar a integração das Disciplinas
1.3. Antecipar e melhorar o contacto com a actividade clínica
1.4. Criar áreas de conteúdo opcional
1.5. Melhorar a Actividade Pedagógica
2. No campo da Investigação: estimular a participação dos Alunos
3. No campo Internacional: Promover o intercâmbio e a abertura ao exterior
Desenvolvimento das Medidas Propostas:
1. No campo da Organização Pedagógica:
1.1. Melhorar acesso à Informação
· transformar a INTRANET da Faculdade na principal plataforma de contacto permanente entre alunos e docentes (com colocação “on-line” de anúncios, organização, sumários, classificações, conteúdos, etc.)
· melhorar a sua operacionalização (nomeadamente no que diz respeito à estrutura de cada ano do curso)
· criação de página da INTRANET comum a cada ano do curso a cargo da respectiva Comissão Pedagógica
· colocação de conteúdos das Disciplinas na INTRANET (aulas, slides, links para artigos, etc.) de forma a permitir complementar o Ensino Teórico e Prático
· criação de página de actualização bibliográfica permanente, onde serão colocados mensalmente “links” para artigos recém publicados, de importância para cada Disciplina. A selecção e organização estará a cargo das Disciplinas e da Comissão Pedagógica de cada ano do curso
· desenvolvimento da possibilidade de acesso aos recurso da Biblioteca da Faculdade fora das instalações da Faculdade, utilizando as “passwords” do SIOI atribuídas a todos os Docentes e Discentes
1.2. Melhorar a integração das Disciplinas
1.3. Antecipar e melhorar o contacto com a actividade clínica
1.4. Criar áreas de conteúdo opcional
1.5. Melhorar a Actividade Pedagógica (em articulação com o Departamento de Educação Médica)
2. No campo da Investigação: Estimular a participação dos Alunos
3. No campo Internacional: Promover o intercâmbio e a abertura ao exterior:
Lisboa, 21 de Setembro de 2005
Fernando Nolasco
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